Alunos
com DF (DEFICIÊNCIA FÍSICA)
CAIXA CONCEITUAL COM APOIO DE CAA (Comunicação
Aumentativa e Alternativa)
Esta caixa conceitual foi
elaborada e produzida com recursos simples, como caixa de papelão,papel
madeira,papel de seda para decorar, papel contato para revestir,feltro amarelo,
velcro,cola de silicone líquida,durex colorido,objetos concretos variados,
letras em EVA com velcro fixado atrás, cartela com símbolos PCS(Picture
Communication Symbols) ou Símbolos de Comunicação Pictórica. No interior da
caixa tem uma divisão, de um lado se coloca objetos diversos como por exemplo
animais em pelúcia, material escolar,brinquedos,cartões com fotos,ou outros de acordo com a necessidade comunicativa,de preferência
de um tamanho pequeno ou miniatura e no
outro lado letras em EVA com velcro fixado, ou cartões de CAA, com palavras,
frases ou cartelas com vários símbolos.Na parte de cima interna, foi planejado
tipo um quadro revestido de feltro
com velcro em alguns pontos para fixação de objetos e pranchas ou cartelas de
CAA ou letras em EVA. Tem também um bolso na lateral, com um ponto de velcro
por fora, onde se pode tanto guardar objetos , expor ou fixar por cima.
Esse recurso pode favorecer o desenvolvimento ou ampliação de habilidades
comunicativas,onde o aluno poderá expressar sua compreensão sobre variados assuntos
da sua vivência ou outras necessidades e também desenvolver a leitura e a
escrita,nesse caso destinado a alunos sem fala ou escrita funcional.
Pode ser utilizado em diversas
situações de aprendizagem ,auxiliando na formulação de conceitos, ou exploração
de diversos temas. Nessa situação exposta o objetivo é identificar o animal e
caracterizá-lo, onde o aluno irá apontar como ele é, o que faz e o que come ,
na cartela ou prancha de CAA; se for possível poderá pegar ou tocar com ajuda
nos objetos para senti-los. Uma outra opção será montar a escrita do nome do animal
em letras de EVA, com velcro fixado , pois há uma parte do quadro de feltro que
tem uma tira em velcro para receber as letras. Ele poderá realizar essa tarefa
com ou sem apoio, vai depender do tipo de comprometimento que ele apresentar. A
caixa conceitual poderá ser utilizada tanto no AEE na SRM(sala de recursos multifuncionais ) como
na sala regular. (Maria Margreth Freire
Albuquerque)
Um recurso de baixa tecnologia que favorece a exploração tátil e visual do aluno, a escrita e a formulação de conceitos, contribuindo para o desenvolvimento do aluno.
ResponderExcluirParabéns! Tu és muito criativa....
Parabéns Margreth!! Uma sugestão riquissíma, só temos que agradecer pela contribuição, ter experiência é outra coisa. Um bj, Conceição Nogueira
ResponderExcluirNão colega, a experiência está só iniciando. Mas dizem que se temos vontade, já temos muito. Foi só uma ideia a partir de um recurso simples que já utilizava na sala.Fiz uma junção. De qualquer forma valeu o incentivo.Obrigada.
ExcluirUm abraço, Margreth
Como o trabalho em equipe faz só somar nossas ideias, agora nós temos mais uma ideia somada com a sua.Parabéns Uma Abraço Ivanildo costa.
ResponderExcluirParabéns! O trabalho criativo dignifica a qualidade do serviço prestado, e sei que sua dedicação é natural e espontânea. Um grande abraço! Jane Nogueira.
ResponderExcluir